Os criadores das fabulosas aventuras do Gaulês Astérix, René Goscinni e Albert Uderzo, são os autores deste mês. Na biblioteca Manuel Alegre está patente uma pequena exposição de algumas obras destes autores.
Muitas destas aventuras foram também adaptadas ao cinema e na tua biblioteca podes encontrar alguns dos DVD.
Miep Gies, um nome para muitos desconhecido, despediu-se ontem de nós, aos 100 anos de idade. Se Miep Gies não é um nome familiar para muitos, o mesmo não se pode dizer de Anne Frank. No entanto, se não tivesse sido Miep Gies, a história de Anne Frank nunca teria chegado tão longe. Miep Gies foi uma heroína, mantendo escondida a família Frank e providenciando-lhes os bens necessários para uma vida de reclusão forçada pelos Nazis, com um mínimo de dignidade. Apesar dos seus esforços, a família Frank foi descoberta e levada para campos de concentração. Anne Frank e a sua irmã morreram em Bergen-Belsen (um desses campos de concentração) e a sua história teria acabado ali, se não fosse Miep Gies. Foi ela que guardou religiosamente o diário de Anne Frank e o entregou ao seu Pai, Otto Frank, que viria a publicá-lo e que pode ser agora lido por todos (o livro está disponível na tua biblioteca). Miep Gies, aqui fica o nosso pequeno tributo para uma mulher tão corajosa e generosa.
Aproveitando a parceria estabelecida entre o PNL e a Visão Júnior, o Agrupamento fez a assinatura desta revista. Um exemplar pode ser encontrado na Biblioteca Manuel Alegre e outros três exemplares irão circular pelas escolas do Agrupamento. Há artigos muito interessantes que podem ser utilizados pelos professores nas suas aulas ou simplesmente para os alunos ficarem a saber mais sobre os mais variados temas!
O vencedor da pergunta do mês de Dezembro já foi apurado: o aluno Daniel Cacho, nº 11, do 6ºB. Parabéns e continuem a participar! O próximo podes ser tu!