quarta-feira, 30 de junho de 2010

Clube de Protecção Civil promove manhã diferente na escola

Os Bombeiros de Miranda do Corvo e a Guarda Nacional Republicana (Lousã e Brigada Territorial de Coimbra) deslocaram-se à Escola E. B. 2, 3 c/sec. José Falcão, na manhã do dia nove de Junho, no âmbito do Clube de Protecção Civil e da Área de Projecto do 9º B. Estiveram presentes alunos das várias turmas do 9º ano e de outros anos de escolaridade da Escola bem como todas as turmas do 1º ciclo da Casa do Gaiato. A chuva abundante que se fez sentir nesse dia limitou a actividade que teve de decorrer essencialmente debaixo do telheiro do recinto nascente da Escola, limitando os meios apresentados e a dinâmica da actividade.
No seguimento do trabalho desenvolvido por um grupo de alunas do 9º B sobre “Primeiros Socorros”, os Bombeiros explicaram aos presentes como se deve agir em caso de acidente, mostrando como se trata um sinistrado. A Guarda Nacional Republicana apresentou alguns grupos de trabalho: a equipa cinotécnica, a “Escola Segura”, “Brigada de Trânsito” e a “Cavalaria”. Os vários agentes deste Corpo de Segurança explicaram que a segurança das pessoas é fundamental no dia-a-dia e em qualquer local, demonstrando aos alunos e aos professores, alguns dos meios numa vertente técnico-prática. A GNR, e em particular a “Escola Segura”, afiança a segurança das crianças e dos jovens fazendo a vigilância às Escolas e às áreas envolventes e desenvolve ainda acções especiais de contacto e de esclarecimento como esta, visando promover comportamentos de segurança no trânsito, no policiamento das florestas e na detecção de drogas e estupefacientes.
Os alunos tiveram a oportunidade de andar a cavalo e contactar de perto com os cães pisteiros e com os meios utilizados pelos Bombeiros e pela GNR.

Sem comentários: