quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dia Internacional da Filosofia



Cartaz elaborado pela professora Graça Silva.

Em 2002 a UNESCO instituiu a celebração do Dia Internacional da Filosofia na terceira quinta-feira do mês de Novembro de cada ano, ciente da importância que o questionamento filosófico assume para o diálogo entre os povos, onde cada um se deverá sentir livre de participar, segundo as suas convicções, em qualquer lugar, contribuindo para a progressiva tomada de consciência da nossa comunidade de condição: a humanidade.



Para este ano a Associação de Professores de Filosofia propõe um debate em torno dos fundamentos da ética "QUE NOS CONVÉM: PRAZER OU DEVER?". Conheça os recursos didácticos que a APF coloca à nossa disposição. No entanto, o Grupo Disciplinar de Filosofia desta escola decidiu tratar o tema "Filosofia no Feminino". Aqui fica o programa das comemorações:

Programa:

Semana de 15 a 19 de Novembro: mini-feira do livro sobre "Mulheres e Filosofia"; actividades na sala de aula com os alunos;


18/11/2010 (Dia Internacional da Filosofia)

10h00-10h20m: Sala dos professores - Dramatização com chá, mulheres e Filosofia

Ao longo do dia: divulgação de pensamentos soltos sobre o que a Filosofia disse sobre as mulheres ao longo dos séculos; projecção nos ecrãs plasma de um ppt sobre amulheres filósofas; divulgação do mural "O feminino na Filosofia", em frente ao bar dos alunos;

19/11/2010

14h30m-16h15m: 10ª sessão de apresentação do livros "Vozes do Pensamento" de Isabel Rosete: "Da Filosofia e da Poesia no feminino", no Auditório da Escola EB 2.3 c/ Sec. José Falcão.

Sem comentários: