terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Natal no Agrupamento

Por sugestão da Coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento, o Departamento de Línguas propôs aos alunos a criação de postais de Natal, nas diferentes disciplinas que o integram. O objectivo seria a permuta dos cartões criados pelos alunos da EB 2.3 c/ Sec. José Falcão com os criados pelos alunos da EBI Ferrer Correia, com vista à construção de uma árvore de Natal nas Bibliotecas das referidas escolas. Tanto professores como alunos se empenharam vivamente nesta iniciativa, simultaneamente estética e construtora de laços afectivos.

Também os alunos de EVT do 2º CEB, da EB 2.3 c/ Sec. José Falcão, orientados pelos respectivos professores, nos proporcionaram uma experiência estética fantástica, com utilização de um material simples e barato: o barro. A criação e construção de presépios, um dos símbolos natalícios mais originários e fundacionais, revelou a potencialidade artística dos nossos alunos que só precisou da oportunidade dada pelos professores para se desvelar, que, como sempre, incutem nos seus alunos o sentido estético, a criatividade e o sentido de solidariedade! Todo este trabalho se desenvolveu a partir da acção onde a fantasia e a liberdade de expressão, tão importantes nesta fase etária, estão sempre presentes.

Visitem a exposição no átrio em frente à secretaria da escola!

A Biblioteca Manuel Alegre, para além das árvores de Natal elaboradas a partir dos postais oriundos da EBI Ferrer Correia, contou, mais uma vez, com a colaboração da professora Graça Silva, que construiu um presépio com materiais reciclados, rodeado de sugestões de leitura natalícias, completadas com outras numa das bancas de exposições. Aproveita as férias do Natal para fazeres boas leituras!

Sem comentários: