sexta-feira, 29 de junho de 2012

À descoberta da Xislândia - Turma 4º D do Centro Educativo

Delicia-te com mais uma viagem à Xislândia, desta vez pela mão dos alunos do 4º D do Centro Educativo e da professora Paula Pereira.

Boa viagem!


terça-feira, 19 de junho de 2012

Vencedores do concurso "Enigma do mês"






Prémios Concurso "Enigma do Mês"
1º: Inês Rodrigues (10º D)
2º: Cristiano Miguel Campos (10º D)
3º: Sara Regina Pires (10º D)
Parabéns!
A equipa e professores colaboradores da Biblioteca Manuel Alegre

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Alunos e criatividade


As turmas 7º A e 7º E, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes da responsabilidade da professora Isabel Loureiro, presentearam a comunidade escolar com estes belíssimos trabalhos que podes ver expostos na Biblioteca Manuel Alegre.

domingo, 17 de junho de 2012

10º C - Visita de estudo "Coimbra, o arrabalde medieval"

No dia 14 de Junho de 2012, a turma C do 10º ano realizou uma visita de estudo à baixinha de Coimbra, acompanhados pela Diretora de Turma – professora Mª João Costa – e pela professora de Inglês, Camila Cosme.

A visita, intitulada “Coimbra, o arrabalde medieval”, foi guiada pela Dr.ª Paula Moura Relvas e iniciou-se no Museu da Cidade, também conhecido vulgarmente por Edifício Chiado, nome este que deriva do estabelecimento comercial que aí existiu (armazéns do Chiado), como explicou a Dr.ª Paula Relvas. É um dos raros edifícios da cidade que constitui um interessante exemplar da arquitectura do ferro, inaugurado em 1910, albergando a Colecção de Arte doada à cidade pelo casal Telo de Morais. Não fomos visitar o Museu, pois o objetivo da visita era percorrer o arrabalde, no entanto ainda conseguimos visitar a exposição temporária “Joaquim Lopes (1886-1956) – Coleções do Museu de Grão Vasco”.



Depois, seguimos em direção ao Largo da Portagem, onde, virados para o Mondego, a Drª Paula fez uma breve resenha histórica das origens da cidade. Ficámos a saber, entre muitas outras coisas, que o nome “Largo da Portagem” deriva do facto de ter sido aqui que terminava a ponte e onde se cobravam os direitos de entrada ou passagem pela cidade.

Descemos até à Rua de Sargento-Mor, onde apreciámos uma casa quinhentista e seguimos para a Praça Velha ou Praça do Comércio: centro do arrabalde, com habitações de janelas emolduradas e com estabelecimentos nos andares térreos. Entrámos em dois: no estabelecimento Jorge Mendes, onde vimos um antigo arco de volta perfeita “incrustado” numa parede e, num restaurante mais à frente, vimos umas escadinhas de pedra em espiral.

Era nesta praça que se situavam os açougues e também duas belas Igrejas – a de S. Bartolomeu (que visitámos) e a de S. Tiago. Era também aqui que se representavam peças de teatro, se faziam autos de fé, etc. Entrámos ainda num belo edifício onde se situou o Hospital Real fundado por D.Manuel I (hoje estabelecimento comercial Marthas). Vimos o pátio original, com as colunatas manuelinas, mas foi um triste espetáculo para os nossos olhos ver estes belíssimos arcos “engalanados” com vestuário e outros artefactos comerciais!

A nossa visita prosseguiu, com as esclarecedoras explicações da Drª Paula Relvas, pelo Largo do Almoxarife, onde apreciámos o painel de azulejo de Nª Srª do Carmo; vimos o arco manuelino do Centro de Noite na Travessa da Rua Velha; apreciámos uma casa de 1898, com uma varanda muito bonita, na Rua Eduardo Coelho (antiga Rua dos Sapateiros); no Largo da Freiria, pudemos apreciar as fachadas dos edifícios setecentistas e a Padaria Popular – aqui fomos fotografados e a foto já foi publicada no blog “Questões Nacionais” – o grupo agradece a amabilidade e simpatia do autor!

Mais uma foto de grupo no Largo do Poço - emoldurada por coloridas flores para alegrar este dia cinzento (felizmente não choveu!) - e seguimos para a Rua do Corvo (antiga Rua Tinja Rodilhas e Rua dos Pintores). Ouvimos as explicações do Sr. António Abreu, proprietário da Casa Coelho, relativamente à restauração do prédio e ficámos a saber, entre outras coisas, que possui um zimbório de onde se pode apreciar toda a baixa!

A visita guiada terminou com a história do Mosteiro de Santa Cruz, na Praça 8 de Maio - conhecida como Largo de Sansão até 1874 (o topónimo “Sansão” advém da existência de um chafariz com esse nome que continha a estátua de Sansão ao centro, colocada em 1592; em 1874, nas comemorações do aniversário da entrada das forças liberais do Duque da Terceira na cidade de Coimbra em 8 de Maio de 1834, passou a ser apelidado oficialmente de “Praça Oito de Maio” , onde as forças do referido exército desfilaram).

E já era hora de almoçar. Queríamos ir ao Mac Donald’s, na Praça da República, por isso, seguimos com as nossas professoras pela Avenida Sá da Bandeira, as quais nos iam sempre a chamar a atenção para os locais importantes da cidade:

- a Câmara Municipal,
- a Fonte da Manga ou Claustro da Manga (construção renascentista);
- a Fonte Nova ou Fonte dos Judeus, um fontenário do século XII, mas mais tarde remodelado, integrando-se actualmente no estilo barroco (acabamento do século XVIII)- Coimbra tinha um bairro judaico (judiaria) que ficava na encosta, do lado de Santa Cruz e, segundo se julga, também uma mouraria, para os lados da Rua Direita.
- o Mercado Municipal D. Pedro V,
- o Monumento a Camões (que já mudou várias vezes de local e provavelmente este não será o definitivo, caso se concretize o projeto do Metro de superfície...),
- o Monumento aos Mortos da Grande Guerra,
- A Associação Académica,
- O Jardim da Sereia...

E...finalmente... o Mac Donald’s! Que fome!

No fim do almoço, seguimos até à Universidade, subindo as Escadas Monumentais, passámos na Porta Férrea e continuámos a ouvir as nossas professoras: a Sala dos Capelos, a Torre da Universidade ou Cabra, a Capela de S. Miguel com a porta manuelina, o Museu de Arte Sacra, a Biblioteca Joanina ou casa da Livraria (patrocinada por D. João V, de estilo barroco), a Estátua de D. João III, rei que transferiu definitivamente a Universidade para Coimbra,...

Descemos em direção à Sé Velha, onde fomos inquiridos sobre o românico...e a grande surpresa foi o pórtico renascentista! Fica na fachada lateral esquerda e dá pelo nome de “Porta Especiosa”, uma das mais importantes obras de João de Ruão.

Pássamos pela Torre da Relação e Arco de Almedina e, finalmente, a Porta da Barbacã.



Chegados novamente à Baixa, ainda tivemos tempo para ir fazer umas comprinhas e depois apanhar o “comboio”, como estava sempre a dizer a nossa DT, saudosista do seu tempo de estudante, em que usava o recém desfeito Ramal da Lousã... E lá voltámos, de autocarro, para Miranda do Corvo.

Com esta visita de estudo aprendemos mais sobre a História da cidade de Coimbra e pudemos aprofundar e aplicar alguns dos conhecimentos que estudámos nas aulas.

Foi um dia bem passado!


Turma C, 10º ano
14 de Junho de 2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Concurso "Sou criança mas também tenho deveres"


ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS



No âmbito do concurso “Sou criança mas também tenho deveres”, organizado pelas professoras bibliotecárias, foi vencedora na categoria 4º ano a turma C do Centro Educativo de Miranda do Corvo, da responsabilidade da professora Maria José Silva, e na categoria 5º ano, a turma C, da responsabilidade da professora Arlete Felisberto.

A turma 6º I, da responsabilidade da professora Milu Loureiro, e os alunos da EB1 de Moinhos, da responsabilidade das professoras Graça Pedro e Graça Lourenço, obtiveram uma menção honrosa.

A todos estes alunos, os sinceros parabéns!

A turma A do 4º ano, da responsabilidade da professora Madalena Pascoal, bem como a turma C do 6º ano, da responsabilidade da professora Clara Aguilar, merecem também um sincero agradecimento pelo esforço que fizeram neste trabalho.

O prémio a atribuir às turmas vencedoras, bem como as menções honrosas, será entregue no início do próximo ano lectivo.

Vamos caracterizar a Xislândia - continuação

Podes consultar o e-book realizado pelas turmas 4ºA, B e C do Centro Educativo de Miranda do Corvo e os alunos da EB1 de Moinhos.






















Trabalhar os afetos

No âmbito do projeto "O livro convida-te a partilhar o mundo" o 2º C e as turmas do 3º ano do Centro Educativo de Miranda do Corvo trabalharam a temática dos afetos, tendo realizado um conjunto de atividades que podes consultar aqui.




















quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vamos caracterizar a Xislândia

"Vamos caracterizar a Xislândia" é uma apresentação no âmbito do projeto "O livro convida-te a partilhar o mundo" concebido e dinamizado pela professora bibliotecária Alice Alves, com o apoio de educadoras de infância e de professoras do 1º CEB.

Os alunos das turmas do 4º A, B, C e D do Centro Educativo e os alunos da EB1 dos Moinhos caracterizam um país ideal, a Xislândia, em todos os seus aspetos, desde a organização política, social, às tradições, aos valores, à educação e à cultura, passando pelos aspetos da natureza e da paisagem, ...



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Um texto para o livro-imagem "Espelho"

No âmbito do projeto "O livro convida-te a partilhar o mundo" concebido e dinamizado pela professora bibliotecária Alice Alves, a turma do 2ºB do Centro Educativo, da responsabilidade da professora Paula Lemos, interpretou as imagens do livro-imagem da sul coreana Suzy Lee e criou um texto para as ilustrar. Consulta-o aqui.



















quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trabalho hermenêutico sobre o livro-imagem "Onda"

No âmbito do projeto "O livro convida-te a partilhar o mundo" concebido e dinamizado pela professora bibliotecária Alice Alves, a turma do 2º A do Centro Educativo, da responsabilidade da professora Fernanda Morais, interpretou as imagens do livro-imagem da sul coreana Suzy Lee e criou um texto para as ilustrar. Consulta-o aqui.


















sábado, 2 de junho de 2012

Retratos de Família

"Retratos de Família" resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Centro Educativo de Miranda do Corvo, no âmbito do projeto "O livro convida-te a partilhar o mundo", dinamizado pela professora bibliotecária Alice Alves. Podes visioná-lo aqui e deliciares-te com os amorosos desenhos representativos da ideia de família.



















Escritor José Saraiva/IlustradorTiago Salgueiro

O ilustrador José Saraiva/escritor Tiago Salgueiro esteve no dia 28 no Agrupamento, tendo dinamizado 4 sessões para os alunos da educação pré-escolar (quer do Agrupamento, quer do Jardim de Infância da Fundação ADFP). Com um estilo muito próximo dos alunos, conseguiu cativá-los com as suas histórias e com os seus desenhos. Aliás, alguns destes saíram da sua mão através das ideias que os meninos iam sugerindo.
Este encontro foi organizado pelo Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo e contou com a colaboração, quer do Agrupamento Escolar, quer da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, bem como do consultor pedagógico da Editora Leya, Sr. Paulo Cunha.