terça-feira, 18 de junho de 2013

Glossário de termos marinhos

Este trabalho surge no âmbito do projeto “O livro convida-te a partilhar o mundo”, concebido e desenvolvido pela professora bibliotecária Alice Alves com o apoio das professoras do 1º CEB do Centro Educativo de Miranda do Corvo. O projeto tem como finalidade dar protagonismo ao livro, pois, apesar de estarmos na era digital, estamos cientes de que o livro continua a ser o objeto crucial para o desenvolvimento das literacias dos alunos e um móbil forte para melhor pensar, conhecer e dizer o mundo, quer humano, quer natural.
Assim, tomando como pretexto o livro de Luís Represas “A coragem de Tição”, algumas turmas desenvolveram competências de pesquisa a partir das personagens e dos elementos do fundo do mar, cenário onde decorre a história. Apresentamos neste trabalho a pesquisa realizada pela turma do 4º A.

No entanto, a análise da obra não se limitou a este tipo de pesquisa, tendo sido posteriormente direcionada para uma reflexão sobre os valores, nomeadamente éticos e políticos, temática que acompanhou a intervenção da professora bibliotecária até ao final do ano letivo, com introdução de novas histórias.



Sem comentários: