terça-feira, 18 de junho de 2013

Personalidades Portuguesas e A Alma Portuguesa

Este trabalho surge no âmbito do projeto “O livro convida-te a partilhar o mundo”, concebido e desenvolvido pela professora bibliotecária Alice Alves com o apoio das professoras do 1º CEB do Centro Educativo de Miranda do Corvo. O projeto tem como finalidade dar protagonismo ao livro, pois, apesar de estarmos na era digital, estamos cientes de que o livro continua a ser o objeto crucial para o desenvolvimento das literacias dos alunos e um móbil forte para melhor pensar, conhecer e dizer o mundo, quer humano, quer natural.
Assim, partindo do livro de Barack Obama “De ti eu canto – carta às minhas filhas” refletiu-se sobre a importância de determinadas personalidades para a criação de um país forte, leal e verdadeiro, de um país de princípios e de cidadãos, desde personalidades ligadas à arte e à cultura a figuras históricas e políticas, passando pelo desporto, e enfatizando a união de todos os cidadãos. Refletiu-se sobre os valores que cada uma dessas personalidades assumia e percebeu-se que só com valores universais positivos se poderá construir um novo mundo, mais livre e mais humano.

A partir desta reflexão, pediu-se aos alunos que pesquisassem uma personalidade que, na sua ótica, tivesse contribuído para a construção de Portugal. Apresentam-se, seguidamente, as  propostas dos alunos das turmas 4º B (Personalidades Portuguesas) e 4º C (A alma Portuguesa).


.

Sem comentários: