quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Onde fica o centro de Portugal?




Realizou-se, na nossa escola, no dia 14 de Janeiro deste ano, a conferência intitulada “Onde fica o Centro de Portugal?”, proferido pelo Professor Doutor João Filipe Queiró, professor catedrático do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, destinada aos alunos do 10º e do 11º ano e alguns professores.
Então, onde fica o centro de Portugal continental? Sempre se pensou que seria no Pico da Melriça, no concelho de Vila de Rei, mas os cálculos matemáticos levaram a um “centro diferente”. O Pico da Melriça é de facto um centro, o centro geodésico de Portugal. Como a forma do nosso país é bastante irregular, não há uma fórmula exacta para determinar a sua área. Assim, o cálculo desta área tem de ser feito de forma aproximada, usando rectângulos, recorrendo a uma área da Matemática: o Cálculo Integral. Segundo o orador, após dois anos de cálculos, descobriu que o centro de Portugal fica localizado no concelho de Mação, distrito de Santarém e não em Vila de Rei, Distrito de Castelo Branco. Ficam os mais curiosos a saber que esse local, que não está identificado como sendo o centro de Portugal, fica numa zona de floresta.
Nesta conferência foi também feita uma referência ao centro demográfico de Portugal, que tem vindo a mover-se ao longo dos anos, devido à migração das populações, sendo neste momento junto à cidade de Pombal, distrito de Leiria.
Verificou-se que a conferência foi do agrado dos presentes, a quem, desde já, agradecemos a participação.

O Núcleo de Estágio de Matemática

Sem comentários: