sexta-feira, 30 de maio de 2008

Festa de Encerramento do Ano Lectivo


A partir das 18h30min do dia 13 de Junho realizar-se-á a festa de final de Ano Lectivo 2007/2008, na Escola Básica 2, 3 Ciclos c/ Secundário José Falcão, do Agrupamento de Escolas Miranda do Corvo.
Contará com várias exposições de trabalhos efectuados pelos alunos ao longo do Ano Lectivo, bem como actuações de teatro, música e cantares e haverá “comes e bebes” típicos da época dos Santos Populares.


A Prof.ª Responsável
Maria Helena Martins Duarte

Cube de Música lança 2ºCD






“Os Putos Fixes” vão lançar o seu segundo CD. Será no próximo dia 13 de Junho na festa de encerramento do ano lectivo 2007/2008 na Escola Básica 2, 3 Ciclos c/ Secundário José Falcão, do Agrupamento de Escolas Miranda do Corvo.
“Os Putos Fixes” são o grupo do Clube de Música da referida Escola; constituído por cerca de 50 jovens dos 5º, 6º e 7º anos e orientados pela professora Maria de3 Fátima Andrade, docente de Educação Musical. No entanto este CD já se encontra à venda na Expo-Miranda.
O CD contempla temas que vão desde a música tradicional portuguesa, passando por géneros variados, terminando com uma fábula sinfónica.






A Prof.ª Responsável
Maria de Fátima Jacinto Andrade

terça-feira, 27 de maio de 2008

O Grupo Educo-Maníacos apresenta “A educação sob a luz do projector”


O Grupo Educo-Maníacos do 12ºano vai realizar, no âmbito da Área de Projecto, uma peça de teatro com o título “A educação sob a luz do projector.”
A peça será seguida de debate/opiniões e é dirigida às turmas: 5ºA, 5ºC, 6ºA, 6ºC, 10ºA, 10ºC, 11ºA, 11ºC, 12ºA, 12ºB e 12ºC. Os professores são convidados.

Esta peça tem como objectivo mostrar o contraste entre o sistema de educação antigo e o sistema de educação actual. Demonstra também uma visão crítica de ambos os sistemas. Qualquer facto existente na peça é absolutamente fictício, não tendo qualquer tipo de fundamento em casos reais.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Encontro com o Escritor António Mota


Vai realizar-se no dia 3 de Junho, terça-feira, um encontro com o escritor António Mota para alunos dos 1º e 2º Ciclos dos dois agrupamentos escolares do concelho de Miranda do Corvo, num total de 5 sessões, organizado pelo grupo de trabalho concelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.
As sessões constarão de apresentações por parte dos alunos de algumas obras do autor, seguindo-se um momento de perguntas e respostas, terminando com uma sessão de autógrafos.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Desporto Escolar: Torneio de Andebol


As equipas de Desporto Escolar de Andebol do escalão infantis masculinos e femininos vão disputar a 4ª jornada do torneio de infantis no próximo dia 28 de Maio no Pavilhão Gimnodesportivo de Miranda do Corvo.

Para além destas duas equipas estarão presentes também a equipa de infantis da EB 2,3 de Soure e uma equipa do Lousanense.

Os jogos terão início às 14h30.

O 6ºD no Encontro Região Solidária – A Hora da Controvérsia


Como sabem, à semelhança de anos anteriores, a DUECEIRA vai realizar, dentro do Espaço LEADER+Jovem, um encontro inter-escolas no âmbito do encerramento do ano lectivo do Projecto Região Solidária – A Hora da Controvérsia, no qual a turma D do 6ºano da Nossa Escola vai participar.

O local do encontro será Figueiró dos Vinhos, dia 28.05.2008, quarta-feira, dividindo-se a actividade entre a Escola Secundária (de manhã) e o Clube Figueiroense (de tarde).

O encontro decorrerá segundo o seguinte programa:
9h00 - Partida das diferentes escolas;
10h00 - Concentração à frente da escola anfitrã;
10h00 - Peddy-Paper;
12h30 - Almoço;
13h30 - A Hora da Controvérsia;
15h30-16h15 - Despedida;
17h30 - Chegada prevista à Escola.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

TEATRO EM INGLÊS: de aluno a actor - pirata e “cowboy”





O Grupo Disciplinar de Inglês do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo organizou um evento de teatro interactivo levado a palco pela companhia de teatro britânica “Interacting”. Este grupo pauta-se pelo princípio de que a aprendizagem de uma língua é um processo dinâmico vivo pelo que a exposição à língua, só por si, não é suficiente. Para haver uma comunicação eficiente é necessária a participação de todos os intervenientes. Daí que o espectador seja mais um elemento no elenco da trama teatral e seja chamado a participar activamente.

Este espectáculo teve a colaboração da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e da ADFP e foi faseado em duas sessões, de acordo com os grupos etários dos alunos, do 3º ao 11º anos de escolaridade. Para os mais novos foi apresentada a peça “The Wild West” e, para os mais velhos, a peça “A Pirate’s Adventure”.
O resultado do evento foi um sucesso espelhado nas reacções e palavras dos alunos.
O dia seis do presente mês foi marcado pela presença de dois excêntricos actores, no Salão de Festas da ADFP, proporcionando uma hora inesquecível de teatro em língua inglesa.


Dois actores profissionais,
Ingleses, disponibilizaram-se para vir à nossa Vila, em Miranda do Corvo, para apresentar uma peça de teatro baseada na improvisação, aproveitando ao máximo todas as oportunidades de interacção com o público.
O espectáculo iniciou-se com um apresentador, também inglês, que evidenciou imediatamente que a peça iria ser tão divertida quanto invulgar.
Desdobrando-se em várias personagens, os dois multifacetados artistas construíram uma história deveras inusitada. Aparecendo inicialmente como pescadores, cedo se cansaram e, por isso, imaginaram uma situação divertida, interagindo com os alunos que assistiam. De um momento para o outro transformámo-nos em piratas, tentando cativar a atenção de todos. Sem esperar, tal como milhares de jovens que tentam a sorte em concursos televisivos, vimo-nos no meio de um “casting” improvisado e ficcional. Quem melhor imitasse os actores-piratas-directores de casting teria lugar na tripulação…
Em jeito de conclusão, o fim da manhã anglófona e teatral foi proveitosa, dinâmica e muito positiva.

Paulo Sousa e Vânia Senane 11º C



A peça foi fantástica e foi uma prova viva de que não é preciso muito para se compreender uma outra língua que não a nossa. A interacção que houve entre os actores e os espectadores animou muito a peça e os actores provaram ser realmente bons porque, apesar de interagirem com jovens de outra língua, conseguiram transmitir o que era pretendido.
Pessoalmente recomendo esta peça: é divertida, educativa e tem uma dinâmica fabulosa que nos dá a oportunidade de nos sentirmos actores durante uns minutos e de valorizarmos o trabalho destes.

Marta Fernandes 10º A

Adorei o espectáculo! Ajudou-nos a desenvolver o Inglês e o nosso raciocínio.
Os actores foram muito cómicos e divertidos e conseguiram cativar-nos logo desde o início do espectáculo com a sua boa disposição.
A peça transportou-nos para uma nova dimensão onde o mundo real não existe, levando-nos para o palco e fazendo-nos participar na acção.
Foi um espectáculo para todas as idades que todos deveriam ver.

Jorge Balaia 10º A

Energias renováveis no Secundário

Energias renováveis no Secundário










· Turmas A e B do décimo ano conhecem as opções energéticas do futuro!

Enquanto tivermos água… eis uma das opções de transporte: carros que utilizam o hidrogénio como combustível. Na foto da direita, este modelo adquire-se, para algumas bolsas, no Imaginarium. O “carregador” é um dispositivo que realiza a electrólise da água: decomposição da água em oxigénio e hidrogénio pela acção da corrente eléctrica. O oxigénio escapa-se para a atmosfera e o hidrogénio é recolhido num balão e será utilizado como combustível para “alimentar” o carrinho.


A outra opção, sempre disponível, será o aproveitamento da luz solar em painéis fotovoltaicos, que a convertem em energia eléctrica. Um painel de Silício, material semicondutor, de alguns centímetros pode carregar as pilhas da nossa calculadora, mas precisamos de um painel de 4m2 para “alimentar” um computador de 300 W de potência. A central fotovoltaica de Moura, no Alentejo, a maior do mundo, começará a funcionar em 2009, dispondo de 350 000 painéis solares instalados em 114 hectares, com a potência de 64 megawatts para produzir a energia eléctrica de 88 GW hora. A construção desta central no nosso país reduzirá as emissões de dióxido de carbono em cerca de 60 000 toneladas anuais.


A professora responsável, Adelaide Silva

quinta-feira, 8 de maio de 2008

terça-feira, 6 de maio de 2008

Plano de Actividades do Agrupamento

»Esta semana acontece…«

6/5/08
Actividade:Teatro Interactivo
Promovido por: Grupo Disciplinar de Inglês

9/5/08
Actividade: Visita ao Museu de Água de Coimbra
Promovido por: Jardim de Infância de Souravas

sexta-feira, 2 de maio de 2008

COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS DE SEGURANÇA



No passado dia 29 de Abril, realizou-se uma sessão de informação e sensibilização sobre “Comportamentos Específicos de Segurança”.



•Organização: Professoras Helena Duarte, Clara Cardanho e Ana Capela;
•Dinamização: Dr. Carlos Miranda Cruz (Protecção Civil Distrital de Coimbra);
•Público-alvo: alunos dos 5ºs e 6ºs Anos;
•Duração: 90 m + 90m;
•Local: Auditório da Escola
•Tipo de sessão: Expositiva (apoiada por diapositivos) e participada
•Tema: Comportamentos específicos de Segurança;
•Sub – Temas:
•Comportamentos em casa;
•Comportamentos na floresta;
•Comportamentos na escola;
•Comportamentos na rua;
•Comportamentos na praia;
•Comportamentos no campo;
•Comportamentos em caso de inundações;
•Comportamentos em caso de incêndio;
•Comportamentos em caso de catástrofes naturais (sismos, trovoadas)



Maria Helena Martins Duarte

Dia do Livro e Dia da Terra

Dia da Terra - Exposição de trabalhos






•7º A – Área de Projecto;
•8 os Anos – Geografia
•9 os Anos – Geografia
•CEF – Cidadania e Mundo Actual




Feira do Livro