sexta-feira, 16 de maio de 2008

TEATRO EM INGLÊS: de aluno a actor - pirata e “cowboy”





O Grupo Disciplinar de Inglês do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo organizou um evento de teatro interactivo levado a palco pela companhia de teatro britânica “Interacting”. Este grupo pauta-se pelo princípio de que a aprendizagem de uma língua é um processo dinâmico vivo pelo que a exposição à língua, só por si, não é suficiente. Para haver uma comunicação eficiente é necessária a participação de todos os intervenientes. Daí que o espectador seja mais um elemento no elenco da trama teatral e seja chamado a participar activamente.

Este espectáculo teve a colaboração da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e da ADFP e foi faseado em duas sessões, de acordo com os grupos etários dos alunos, do 3º ao 11º anos de escolaridade. Para os mais novos foi apresentada a peça “The Wild West” e, para os mais velhos, a peça “A Pirate’s Adventure”.
O resultado do evento foi um sucesso espelhado nas reacções e palavras dos alunos.
O dia seis do presente mês foi marcado pela presença de dois excêntricos actores, no Salão de Festas da ADFP, proporcionando uma hora inesquecível de teatro em língua inglesa.


Dois actores profissionais,
Ingleses, disponibilizaram-se para vir à nossa Vila, em Miranda do Corvo, para apresentar uma peça de teatro baseada na improvisação, aproveitando ao máximo todas as oportunidades de interacção com o público.
O espectáculo iniciou-se com um apresentador, também inglês, que evidenciou imediatamente que a peça iria ser tão divertida quanto invulgar.
Desdobrando-se em várias personagens, os dois multifacetados artistas construíram uma história deveras inusitada. Aparecendo inicialmente como pescadores, cedo se cansaram e, por isso, imaginaram uma situação divertida, interagindo com os alunos que assistiam. De um momento para o outro transformámo-nos em piratas, tentando cativar a atenção de todos. Sem esperar, tal como milhares de jovens que tentam a sorte em concursos televisivos, vimo-nos no meio de um “casting” improvisado e ficcional. Quem melhor imitasse os actores-piratas-directores de casting teria lugar na tripulação…
Em jeito de conclusão, o fim da manhã anglófona e teatral foi proveitosa, dinâmica e muito positiva.

Paulo Sousa e Vânia Senane 11º C



A peça foi fantástica e foi uma prova viva de que não é preciso muito para se compreender uma outra língua que não a nossa. A interacção que houve entre os actores e os espectadores animou muito a peça e os actores provaram ser realmente bons porque, apesar de interagirem com jovens de outra língua, conseguiram transmitir o que era pretendido.
Pessoalmente recomendo esta peça: é divertida, educativa e tem uma dinâmica fabulosa que nos dá a oportunidade de nos sentirmos actores durante uns minutos e de valorizarmos o trabalho destes.

Marta Fernandes 10º A

Adorei o espectáculo! Ajudou-nos a desenvolver o Inglês e o nosso raciocínio.
Os actores foram muito cómicos e divertidos e conseguiram cativar-nos logo desde o início do espectáculo com a sua boa disposição.
A peça transportou-nos para uma nova dimensão onde o mundo real não existe, levando-nos para o palco e fazendo-nos participar na acção.
Foi um espectáculo para todas as idades que todos deveriam ver.

Jorge Balaia 10º A

Sem comentários: