sábado, 23 de abril de 2011

23 de Abril - Dia Mundial do Livro 2011

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado no dia 23 de Abril, desde 1996 por iniciativa da UNESCO e visa promover a leitura e defender os direitos dos autores.É um dia importante para a literatura, o mesmo dia regista o falecimento de escritores de renome como o Cervantes e o Shakespeare.
A comemoração do Dia Mundial do Livro começou em Catalunha, a 23 de Abril, dia de S. Jorge, com o oferecimento de uma rosa a todos que adquirissem um livro. Esta pratica veio a se expandir por diversos países de todo mundo mais tarde. Este ano podemos ter acesso ao e-book de "D. Quixote de la Mancha".
Todos os anos, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas assinala este dia com a publicação de um cartaz que distribui por bibliotecas, livrarias e outros espaços culturais.

Para 2011, a DGLB está a promover o passatempo Voluntários da Leitura, incentivando o voluntariado a nível de projectos concebidos para populações em situação de isolamento ou de exclusão social. Pretende-se, assim, chamar a atenção para a importância do livro e da leitura. Formulário de candidatura.

Sem comentários: