segunda-feira, 6 de junho de 2011

Palestra: As manchas do Crime: o trabalho policial e a recolha de vestígios

Vai realizar-se hoje, às 15h e 30m, uma palestra sobre o trabalho policial, da responsabilidade de Susana Costa, investigadora do CES da UC. A sessão decorrerá no auditório da EB 2.3 C/ Sec. José Falcão, sendo da responsabilidade do Grupo de Filosofia. O público-alvo serão os alunos das disciplinas de Psicologia A e B, no entanto está aberta a toda a comunidade. O cartaz é da responsabilidade do 10º D e o 12º B distribuirá um panfleto com informações pertinentes sobre o tema.

A avaliação das limitações e dos problemas da investigação criminal tem ganho relevo numa época em que o trabalho policial, apoiado em novas tecnologias, como a identificação de indivíduos por perfis de DNA, tem assumido importância crescente.

Pretende-se mostrar a evolução e os impactos sociais, políticos, culturais e organizacionais criados pela tecnologia do DNA nos procedimentos de investigação criminal e perceber de que forma a polícia, enquanto actor social que define e circunscreve a cena do crime, organiza os seus serviços, as suas práticas e a sua própria cultura de saberes com vista a adequar a recolha de vestígios criminais com as tecnologias emergentes associadas à investigação criminal.

Comparando os cenários da investigação criminal na década de 90 com a actualidade e por contraposição às séries televisivas como o CSI, tentar-se-á perceber as condições locais do desempenho policial, as articulações entre a polícia e os laboratórios e a influência dos diferentes ordenamentos jurídicos nos procedimentos policiais e respectivos impactos, tanto na produção de provas como nas decisões judiciais. Para tal, utilizarei algumas descrições de recolhas de vestígios em cenas de crime na década de 90, recortes de jornais, fazendo um exercício de comparação com a projecção ficcionada dada pelas séries televisivas.

Sem comentários: