Dr. Ross J. Todd
PhD, MA, Graduate Diploma School Librarianship
BA, ATCL, Certificate of Secondary Teaching, AALIA
A Biblioteca Manuel Alegre retomou a atividade "Personalidade do Mês", tendo dedicado o mês de outubro (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares) ao Professor Ross Todd, especialista de grande reputação nas temáticas das Bibliotecas Escolares e dos desafios que se colocam hoje à escola no desenvolvimento do currículo e do papel das tecnologias de informação.
O autor refere que de escolas dotadas de Bibliotecas Escolares bem equipadas, dirigidas por professores bibliotecários qualificados e motivados que trabalham com um bom staff, poderemos esperar:
• níveis de sucesso escolar mais elevados;
• a formação de leitores capazes e ávidos de conhecimento;
• o desenvolvimento de competências de informação que possibilitam aos alunos transformar a informação em conhecimento pessoal.
Todd realça a prática baseada em evidências (EBP), pois é um conceito que se usa noutros contextos profissionais e já mostrou ser eficaz.
• níveis de sucesso escolar mais elevados;
• a formação de leitores capazes e ávidos de conhecimento;
• o desenvolvimento de competências de informação que possibilitam aos alunos transformar a informação em conhecimento pessoal.
Todd realça a prática baseada em evidências (EBP), pois é um conceito que se usa noutros contextos profissionais e já mostrou ser eficaz.
Evidence for pratice: usar a pesquisa para informar e orientar a prática do nosso dia a dia; leitura, literacia da informação, tecnologia da informação e instrução; combinando pesquisa, conhecimento profissional e experiência.
Evidence in practice: permite recolher evidências a partir da nossa prática e usar esses dados na escola – diagnosticando necessidades de aprendizagem, tentando combinar livros de referência com os currículos.
Evidence of practice: aponta para o impacto das BE ao nível dos resultados dos alunos; recolhendo evidências locais, bem como nacionais, para documentar os outcomes (resultados dos alunos); isto implica criar um ciclo de crescimento, pois a escola deve preparar o estudante para a vida, deve dotá-lo de competências ao nível do saber viver e do saber ser.
Sem comentários:
Enviar um comentário