quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estação Arqueológica do Alto do Calvário

Visita à Estação Arqueológica do Alto do CalvárioTurma C – 10º ano


No dia 20 de Abril de 2012, no âmbito da disciplina de História, a turma C do 10º ano foi explorar a estação arqueológica de Miranda do Corvo, com a professora Maria João Costa.

A nossa visita começou com um pequeno enquadramento do projeto, que surgiu no âmbito da Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego. Este projeto consistiu em duas sondagens, na torre e na cisterna para identificar vestígios da possível fortificação existente e os momentos de ocupação do local.






Com as escavações encontraram-se e identificaram-se o derrube da muralha, que se julga ter acontecido após o abandono da fortificação; as escadas de pedra de acesso à Torre Sineira, que se acredita terem sido construídas após a transformação do castelo em residência senhorial, que anteriormente não existiria devido às invasões efectuadas durante a Reconquista.

Infelizmente com poucos ossos à vista, pudemos deparar-nos com um ossário datado do século XX, junto à torre, consequente da limpeza da Cisterna. Estes ossos, juntamente com os encontrados na antiga necrópole, encontram-se em laboratórios para estudos. Na Necrópole, a ocupação mais antiga na zona, encontraram sepulturas (29) escavadas na rocha (xisto), sendo estas antropomórficas. Algumas sepulturas teriam tampa e pedras de cabeceira, tendo sido reutilizadas (pois foram encontrados 35 esqueletos) e sobrepostas.

Já perto da Cisterna encontram-se também sepulturas, com orientações diferentes e nitidamente sobrepostas, sendo não antropomórficas. Aí também se encontra um alicerce de estrutura pétrea, que provavelmente pertence a uma fortificação primitiva.

Rematando a nossa visita, explicaram-nos a importância do cabeço e as tentativas de dignificá-lo, destacando o Padre Fernando Coimbra na década de 50. Com este objetivo o padre artista Monsenhor Nunes Pereira criou os painéis da Via Sacra, com grande sensibilidade e sentido estético, de modo a contribuir para o alargamento da cultura de cariz popular, com simplicidade e de leitura e compreensão fáceis para as massas.

Achei a visita bastante interessante, apesar do tempo não nos ter facilitado. Espero poder descobrir mais factos históricos da nossa terra e não só, através de mais visitas como estas.

Beatriz Sousa nº 11, 10ºC

domingo, 22 de abril de 2012

Dia Mundial da Terra



Comemora-se hoje o Dia Mundial da Terra. Aprecia o vídeo que te apresentamos, com imagens belíssimas deste planeta azul e aproveita para refletires na ação humana e em como ela o deve preservar assim, azul!

Apresentação do livro de Inês Maomé recheado com a música do Grupo 5 P'ROFADO




Vai decorrer no próximo dia 24, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, a apresentação do livro de Inês Maomé "Aqui vai o lenço", seguida da atuação do Grupo 5 P'ROFADO!
Esta atividade, organizada pelo Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo, insere-se nas comemorações da Semana da Leitura, Dia Mundial do Livro e Dia 25 de Abril.
Apareça e tenha a oportunidade de reviver a sua infância, adolescência e transição para a democracia e de apreciar um grupo de jovens que ainda tem esperança e não parou de sonhar!

terça-feira, 17 de abril de 2012


CONCURSO 3º CICLO



(D) Metade do frasco estava cheio ao fim de 14 minutos
PROBLEMA DO MÊS DE ABRIL


CONCURSO 3º CICLO

Para o aniversário do António, a mãe preparou-lhe um bolo de anos. É enorme, redondo e tem um buraco circular no meio.

Se fizermos um corte com uma faca, o bolo fica dividido em duas partes. Mas se fizermos dois cortes, qual é o número máximo de pedaços em que é possível dividir o bolo?

(A) 3 (B) 4 (C) 5 (D) 9

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Visão Júnior - Abril 2012 (nº 95)

Já podes consultar a tua revista preferida na Biblioteca Manuel Alegre.

Enigma do Mês


1 → Genes; 2 → Específica; 3 → Mitose; 4 → Individual; 5 → Alelos; 6 → Cromossomas; 7 → Genótipo; 8 → Fenótipo.

Enigma do mês de abril

Miguel, de 5 anos, diz ao pai: «Não beijes a mãe. Ela não gosta de ti». Segundo Freud, Miguel está:
a) Na fase anal do desenvolvimento psicossexual.
b) Na fase genital e manifesta angústia de castração.
c) Na fase fálica e mostra sintomas típicos do complexo de Édipo.
d) Na fase fálica e o seu comportamento traduz o poder do Superego.

BOA SORTE!

PARTICIPA!

Personalidade do Mês

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951.

Em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças, intitulado “História com muitas Letras”.

Escreveu as suas obras para a infância, onde reina a força do imaginário e da palavra.

Os seus livros são o produto de uma sensibilidade espiritualizada que reivindica a totalidade mágica da existência e apelam permanentemente à imaginação e ao sonho, não como formas de escapismo mas como fatores poderosos de modelação do ser.
Mais recentemente, acrescentou à sua obra a série “Triângulo Jota” de narrativas de mistério e indagação, sendo considerado “o primeiro a conseguir reformular e enriquecer, com sucesso, os modelos conhecidos”. Atualmente com 16 títulos, a “Triâ
ngulo Jota” cativou já perto de um milhão de leitores. Embora a ação dessas histórias seja por vezes vertiginosa, constitui-se como palco para o teatro dos sentimentos. As personagens, expurgadas de infantilidades e artificialismo, são construídas a partir do espaço e do tempo da sua consciência e não pela sua esfera de acção, o que as torna reconhecíveis. A perfeição estrutural dos enredos, um uso peculiar do fantástico e uma “visualidade” quase cinematográfica são algumas das qualidades dessas e de outras obras narrativas do autor.

Considerado um dos mais importantes escritores da sua geração, pela originalidade e singular irreverência da sua obra, Álvaro Magalhães foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura, logo desde o início da sua carreira literária. Recentemente, integrou a delegação portuguesa ao Salão do Livro de Genebra de 2001, em que Portugal foi convidado de Honra. Neste mesmo ano, o título Hipopóptimos – “Uma História de Amor” foi selecionado para integrar o Projeto BARFIE (Books and Reading For Intercultural Education), que visa a construção de uma biblioteca europeia composta por obras de reconhecida importância para a promoção da educação intercultural.

LIVROS QUE PODEM REQUISITAR NA BIBLIOTECA

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ecofilme do mês de abril



TÍTULO: Home - O Mundo é a Nossa Casa
PAÍS: França

REALIZADOR: Yann Arthus-Bertrand

GÉNERO: Documentário

ANO: 2009

RESUMO:
Em 200 mil anos na Terra, a Humanidade tem perturbado o equilíbrio do planeta, estabelecido ao longo de quase 4 biliões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista: a Humanidade tem apenas 10 anos para inverter esta tendência e tornar-se consciente da extensão total da destruição da Terra e alterar os seus modelos de consumo. Yann Arthus-Bertrand, o realizador, traz-nos imagens aéreas únicas de mais de 50 países para partilhar esperanças e receios num filme que lança a primeira pedra do edifício que, todos juntos, teremos de reconstruir.
Podes visioná-lo ou requisitá-lo na Biblioteca Manuel Alegre (Cota: 574 ART)