sexta-feira, 3 de maio de 2013

SEMANA DA LEITURA

Semana da Leitura no Concelho de Miranda do Corvo

O Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo, em colaboração com os Departamentos da Educação Pré-escolar, do 1º CEB, de Línguas e dos Grupos de EVT 2º CEB, bem como de EV 3º CEB e do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, comemoraram mais uma Semana da Leitura, que decorreu de 15 a 26 de Abril

As atividades decorreram na Biblioteca Municipal Miguel Torga, nos auditórios das EscolasEBI/JI Ferrer Correia e EB 2.3 C/ Sec. José Falcão, no Cine-Teatro de Miranda do Corvo e na Biblioteca da Fundação ADFP. 

As atividades foram diversificadas: a Semana abriu com uma feira do livro de banda desenhada e com uma palestra proferida pelos Professores Doutores Maria Leonor Riscado e Rui Veloso; Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira marcaram encontro com os alunos do 2º CEB para falarem da sua coleção de aventuras “Duarte e Marta”; Nilde Grave encantou com a sua voz e a sua guitarra os alunos da pré e do 1º ano, que também souberam retribuir com a dramatização das suas canções.

Os escritores do Agrupamento Escolar Ana Filomena Amaral, Ana Paula Job, Carlo (para alunos dos s Roque e Milu Loureiro também puderam falar das suas obras com os professores; houve leitura de citações sobre o livro e a leitura e de poemas em todas as turmas dos 2º e 3º CEB e do ensino secundário; também alguns alunos tiveram a oportunidade de ouvir os mais crescidos falarem do livro das suas vidas; os mais pequenos também tiveram a oportunidade de ouvir histórias em ambiente marinho; alguns alunos do 5º ano puderam participar no concurso “Duarte e Marta” promovido pela Porto Editora, que há um ano começou a publicar aquela coleção de aventuras.

Houve divulgação de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito das disciplinas; no Dia Mundial do Livro os alunos do Desporto Escolar realizaram um Flash Mob em que a Cinderela e o príncipe “ viveram leitores para sempre”; o Dia Mundial da Terra foi assinalado com o visionamento do filme “Home” no ecrã plasma do Agrupamento e, tal como o Dia da Liberdade, com exposições bibliográficas nas diferentes bibliotecas.

Alguns alunos puderam visitar a exposição do ilustrador Pedro Morais “Grafite e Pixels”. A Biblioteca Municipal promoveu mais uma sessão do seu “Clube de Leitura” e houve a apresentação do livro de Milu Loureiro “A mantinha de Retalhos”.



Sem comentários: