sexta-feira, 16 de março de 2007

OPINIÃO: Figuras Históricas


O milagre das rosas

D. Dinis foi um homem muito exigente com a sua mulher, D. Isabel de Aragão. Ela era uma rainha cheia de virtudes. Admiro esta rainha que, apesar de ser muito rica, ajudava os pobres nas grandes crises de fome. Até que um dia D. Dinis apareceu quando estava a dar pão e ela com receio escondeu o pão no regaço e ele percebeu o seu gesto e disse-lhe: – O que trazes no regaço?
Ela disse-lhe: – São rosas!! – Ele, teimoso, mandou-a abrir o regaço e caíram rosas - lindas e perfumadas…
Pois… o resto… descubram-no e enviem-no para este jornal.

Beatriz Gama, n.º2, 5ºE



D. Dinis

D. Dinis foi sem dúvida o rei mais preocupado com a agricultura e comércio.
Para desenvolver a agricultura criou o pinhal de Leiria para que agricultores e pescadores desenvolvessem as suas actividades. Também desenvolveu o comércio, criando as feiras francas, desenvolvendo, também, as que já existiam. Como rei preocupado criou a Bolsa dos Mercadores.
Para mim, ele foi o rei que mais admiro por se ter preocupado com o nosso amado Portugal.

Mariana Simões, n.º9, 5ºE



Uma história de encantar

Foi há muitos séculos que Portugal teve um homem forte e destemido. Esse homem chamava-se Afonso Henriques. Era filho de D. Teresa e D. Henrique.
Naquele tempo havia uma princesa árabe e um príncipe que se apaixonara. Um dia, ela estava na torre do castelo e vendo o príncipe disse “mira e anda” e assim teve origem o nome de Miranda de Miranda do Corvo.
Esse homem ainda é hoje muito admirado pelos Portugueses.

Catarina Fileno Alves, n.º5, 5ºE

1 comentário:

Anónimo disse...

Textos muito bonitos!!!