quarta-feira, 3 de junho de 2009

Grupo de Teatro ESCOLA EM CENA


Grupo de Teatro ESCOLA EM CENA


O grupo de Teatro Escola em Cena nasceu há quatro anos, através de um protocolo estabelecido entre a Casa do Povo de Miranda do Corvo e o Agrupamento de Escolas José Falcão. Os seus objectivos prendem-se em dar a conhecer peças de teatro de autores nacionais e estrangeiros; aprender de forma lúdica; preencher os tempos livres; e desenvolver competências de interacção e relação social.
O referido protocolo estabelecido entre as duas instituições permitiu que elementos de diversos níveis etários e até ocupações pudessem fazer parte do grupo. Assim sendo, o mesmo compõe-se de 22 elementos, cujas idades variam entre os 10 anos e os 65 anos, desde alunos da escola, professores e membros da comunidade mirandense. Apesar do leque etário ser vasto, as relações entre os membros foi sempre cordial e, sobretudo, muito divertida, como se sente nos ensaios/trabalhos levados a efeito.
As maiores dificuldades com que se depara o Escola em Cena são relativas à falta de tempo, pois os elementos têm os seus compromissos profissionais ou académicos que não podem, nem devem faltar. Daí que os ensaios sejam realizados num dia e horário fixo, ainda que tal princípio seja flexível, de forma a não prejudicar, nem excluir ninguém.
Os trabalhos já apresentados pelo grupo têm sido variados quanto à forma, quanto ao conteúdo. Tanto já realizaram peças infantis de adaptação colectiva, como de autores consagrados. Igualmente exploraram a expressão dramática através da adaptação do intemporal “ Fernão Capelo Gaivota”, como a sombra chinesa, trabalho sempre de difícil execução técnica. Ao todo, já realizaram mais de vinte intervenções públicas, tanto para as escolas, como nas festas anuais da Casa do Povo – FESPOVO – como para o público em geral de Miranda do Corvo.
Presentemente, encontra-se a preparar o seu projecto mais ambicioso, pois trata-se de uma peça relativa aos Amores de Pedro e Inês, baseado historicamente nos trágicos acontecimentos da vida de D. Pedro I e da sua amante D. Inês de Castro. O trabalho está a revelar-se complexo pela iluminação requerida e interacção dos personagens que se encontram, em simultâneo, em dois espaços cénicos diferentes.
Este trabalho irá à cena no dia 28 de Junho, pelas 21 horas no Instituto da Juventude de Coimbra, em parceria com o Clube da Solidariedade do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, cujos membros irão expor pequenas peças de artesanato, cridas por si. Para além disso, dois artistas plásticos de Coimbra e um de Miranda do Corvo irão expor quadros relativos a Coimbra e aos amores de Pedro e Inês. As receitas de bilheteira e venda dos objectos mencionados irão reverter a favor da ACREDITAR, uma associação de trabalho meritório junto das crianças e jovens doentes. O espectáculo conta ainda com a participação do grupo de Fados, FADVOCAL, que amavelmente cederam em cantar e tocar durante a peça.
O professor e artista Carlos Resende pintou o quadro que será o motivo do cartaz da peça de teatro, trabalho notável no seu conteúdo e beleza plástica. O grupo de Teatro tem contado com o apoio das duas instituições das quais é parte integrante, bem como de apoios específicos do INATEL e Secretaria Regional da Cultura, da zona Centro.

Sem comentários: