sábado, 22 de maio de 2010

Arraial Republicano em Miranda do Corvo

No dia 15 de Maio de 2010 realizou-se na Praça José Falcão de Miranda do Corvo, em frente à Câmara Municipal, o Arraial Republicano dinamizado pelos alunos do 12º B do Agrupamento de Escolas José Falcão, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, em cooperação com a Câmara Municipal e a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República de Miranda do Corvo.
As comemorações iniciaram-se pelas 15 horas com a conferência proferida pelo Professor Doutor Amadeu Carvalho Homem sobre e evolução temporal do conceito de República, tendo terminado cerca das 17.30h. De seguida, deu-se início ao arraial com as tasquinhas típicas como “Tasca do Zé Povinho” e outras tendinhas como a"Livreira do Povo", “Costureira Democrática” e “Oleiro do Povo” onde foram vendidos louças em barro.
Durante a tarde os presentes puderam ainda assistir a dramatizações, das janelas do edifício da Câmara Municipal, levadas a cabo por alunas que conversavam acerca da visão do povo dos factos ocorridos há cem anos. As notícias históricas principais iam sendo dadas pelo Arauto, com a participação do professor de Educação Física, Vasco Gonçalves.
Os festejos contaram ainda com a actuação do rancho folclórico “As Tecedeiras dos Moinhos”; a actuação de um grupo de fados com a participação da aluna Rita Gonçalves; a participação do Coro da Universidade Sénior da ADFP; e, para finalizar, teve lugar um bailarico popular, abrilhantado pelo conjunto musical Zé Preto.

Sem comentários: