quarta-feira, 26 de maio de 2010

Noite Africana

Tal como já aqui havíamos noticiado, celebrou-se ontem o Dia de África na nossa escola, com uma noite Africana, organizada pela Biblioteca Escolar Manuel Alegre.
Os alunos do 6º ano, com as professoras Dora Conceição, Natalina Gouveia e Maria do Carmo Lindeza prepararam uma pequena dramatização relativa a alguns episódios de Pinok e Baleote, de Miguel Horta. Prepararam ainda a declamação de alguns poemas de autores cabo-verdianos.
Depois os presentes tiveram a oportunidade de contactar com Miguel Horta, de ouvir as suas histórias e de colocar algumas questões.
Esteve ainda patente uma exposição de objectos africanos, gentilmente cedidos por alunos, professores, funcionários e outros elementos da comunidade educativa.
No final, os presentes puderam degustar uma bela cachupa confeccionada por Nilza Fernandes, Alda Neto e Natércia dos Anjos do CAVM (Centro de Apoio à vida e à Mulher) da Fundação ADFP, a quem desde já agradecemos.
Temos ainda que agradecer a colaboração das assistentes operacionais Ana Paula, Clara Murta e Adelaide Carvalho, que apoiaram esta iniciativa e estiveram sempre presentes, assim como as alunas Mariana, Beatriz e Ana do 8ºB.
Obviamente que na preparação de toda esta actividade estiveram ainda envolvidos outros professores e assistentes operacionais que, de forma directa ou indirecta apoiaram esta actividade. Ainda um agradecimento aos elementos do órgão de Gestão pelo apoio ao longo de todo o processso.
Para o escritor/pintor Miguel Horta não há palavras de agradecimento. Mostrou-se sempre disponível, respondeu a todas as perguntas, ensinou crioulo cabo-verdiano e contou histórias fantásticas...
Podem continuar a acompanhar este autor através do seu próprio blogue, aqui. Deixem-lhe as vossas impressões da sua obra e da vinda à nossa escola.


2 comentários:

Anónimo disse...

Como natural de Angola, gostei muito de saber e de ver as fotos e a cachupa fez-me água na boca.
Obrigada
Maria Júlia Jaleco

Preto no Branco disse...

Realmente a cachupa estava deliciosa! Se no próximo ano andar perto de Miranda do Corvo por esta altura fica desde já convidada a aparecer, dado que pretendemos manter a comemoração do Dia de África.
Obrigada pelo seu comentário!