quarta-feira, 30 de junho de 2010
Festa de encerramento do ano lectivo
Clube de Protecção Civil promove manhã diferente na escola
No seguimento do trabalho desenvolvido por um grupo de alunas do 9º B sobre “Primeiros Socorros”, os Bombeiros explicaram aos presentes como se deve agir em caso de acidente, mostrando como se trata um sinistrado. A Guarda Nacional Republicana apresentou alguns grupos de trabalho: a equipa cinotécnica, a “Escola Segura”, “Brigada de Trânsito” e a “Cavalaria”. Os vários agentes deste Corpo de Segurança explicaram que a segurança das pessoas é fundamental no dia-a-dia e em qualquer local, demonstrando aos alunos e aos professores, alguns dos meios numa vertente técnico-prática. A GNR, e em particular a “Escola Segura”, afiança a segurança das crianças e dos jovens fazendo a vigilância às Escolas e às áreas envolventes e desenvolve ainda acções especiais de contacto e de esclarecimento como esta, visando promover comportamentos de segurança no trânsito, no policiamento das florestas e na detecção de drogas e estupefacientes.
Os alunos tiveram a oportunidade de andar a cavalo e contactar de perto com os cães pisteiros e com os meios utilizados pelos Bombeiros e pela GNR.
Dia Eco-escolas
No dia 15 de Junho de 2010 comemorou-se na nossa escola o Dia Eco-Escolas. Foi um dia repleto de actividades variadas, aberto a todas as escolas do agrupamento e a quem nos quis visitar. Na manhã de actividades de ar livre, os alunos tiveram oportunidade de experimentar modalidades desportivas diferentes das que normalmente integram as aulas de Educação Física. A manhã iniciou-se com uma sessão de Pilatos, patrocinada pela Lightbalance à qual se seguiram Aeróbica, Hip-Hop, Step e Body Combat.
Nesse dia os alunos tiveram ainda oportunidade de aprender a jogar OURI utilizando jogos construídos com materiais reciclados e observar como funcionam os relógios de Sol. Ainda durante a manhã decorreu no espaço cedido pela Filarmónica a peça de teatro “Pé de Vento na Lixeira” destinada aos alunos dos quintos anos e alunos das escolas de Lamas, também candidatas a Eco-Escolas.
No período da tarde decorreu o peddy-paper sobre os temas “Eco-Escolas na nossa escola e “Biodiversidade e Alterações Climáticas”, a II Grande Corrida de Carros Solares, o desfile de Moda Reciclada e a feira de trocas ou venda simbólica “Usado não é lixo”. Durante este dia quem visitou a escola ainda pôde ver a exposição multidisciplinar sobre o tema do “Ano Internacional da Biodiversidade” e experimentar o jogo gigante sobre a História da Terra.
À semelhança do ano anterior, a algumas das actividades realizadas foram atribuídos prémios pela Câmara Municipal e o peddy-paper teve também o patrocínio do Rubens Bar. Os prémios foram distribuídos no dia 18, na Festa de Final de Ano devendo os alunos que não estiveram presentes dirigir-se à escola para receber o prémio a que têm direito.
Com um programa diversificado onde estiveram sempre presentes questões relacionadas com a temática ambiental, os alunos passaram um dia divertido aprendendo fora da sala de aula que todos devemos cuidar do planeta e que existem muitas actividades que nos proporcionam bons momentos sem prejudicar o ambiente.
Aqui ficam algumas fotografias de um dia em cheio!
terça-feira, 29 de junho de 2010
Apresentação do livro "9 histórias que ninguém conhece"
O objectivo era criar momentos de partilha entre pais e filhos, ao mesmo tempo que se desenvolvia o gosto pela escrita. O resultado foi o livro "9 histórias que ninguém conhece", que será formalmente apresentado no próximo dia 7 de Julho, pelas 18:30 na Eb1 de Espinho. estão todos convidados para este evento. Não faltem!
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Bichos da seda na EB1 de Pereira
Pergunta do mês- resultado do mês de Junho e... até para o ano!
Mais um livro digital dos nossos alunos publicado no blogue da Rede de Bibliotecas Escolares
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Concurso de Ilustração "Pequenos Artistas, Grandes Talentos"
Após a leitura da obra Arvontade- no país das árvores, de Lourdes Custódio,os alunos do 1º ciclo foram convidados a dar largas à sua criatividade e ilustrar uma das árvores do livro. O resultado foi surpreendente: árvores fantásticas, que revelavam uma imensa criatividade e sentido estético. Os materiais utilizados foram os mais diversificados: desde o simples papel ao plástico, passando por esfregões da louça, plasticina, ramos de árvore, pacotes de sumos, lâmpadas e tantos outros...
As árvores foram de tal forma surpreendentes que, ao invés de seleccionar apenas quatro (como estava inicialmente previsto), foram seleccionadas dez.
A todos os alunos e professores envolvidos os nossos parabéns. Foi um trabalho fantástico.
Aqui ficam algumas fotos:
terça-feira, 22 de junho de 2010
Relato de uma professora....
Seguem-se algumas imagens que comprovam o empenho e dinamismo dos alunos com quem tive o privilégio de trabalhar.
Trabalhos realizados no âmbito da politica Ambiental Comunitária
A Prof.
Ana Catarina Marques
Festival de Música
Este festival de música foi alvo das atenções dos media. Eis a notícia que saiu a este respeito no diário das beiras: