terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PARLAMENTO DOS JOVENS - SECUNDÁRIO (EB 2.3 C/ Sec. José Falcão)



Sessão com o Professor José Pureza- Deputado do Bloco de Esquerda

No dia dez de Janeiro de 2011 realizou-se na nossa escola uma sessão de debate integrada no Projecto Parlamento dos Jovens, promovida pela Assembleia da República, Ministério da Educação e I.P.J., que contou com a presença do deputado José Pureza ( BE) .
Esta iniciativa institucional pretende dar a conhecer aos jovens o significado da Assembleia da República, o interesse pelo debate e troca de ideias, dando-lhes para isso a oportunidade de se organizarem em listas e de formularem propostas a fim de serem debatidas numa Assembleia Regional e, até, no próprio Parlamento. A sessão decorreu em ambiente muito animado, onde o discurso argumentativo foi uma constante. O deputado presente proporcionou a sua simpatia e experiência neste campo. Igualmente chamou a atenção para a dificuldade em encontrar acordos e pontos de equilíbrio entre as forças políticas em confronto numa democracia. A iniciativa deste ano conta com duas listas, defensoras de propostas muito distintas. A lista A é composta pelos alunos José Pedro Correia (11.ºC); Rosária Fernandes (11.ºC), Adriana Amaral (12.ºB), Sabina Silva (11.ºC), Ana Ferrão (11.ºC), Tânia Lopes (11.ºC), Daniela Marques (11.ºC), Diana Santos (11.ºC), Diogo Antunes (11.ºC) e Vanessa Fernandes (11.ºC), e a lista B constituída por Bruno Pereira, Patrícia Matos, Diogo Caetano, Miguel Baltazar, Gonçalo Perdigão, Juliana António, Andreia Prazeres, Ana Paula Rodrigues, Ana Maria Aguilar, e João Silva, ambos alunos da turma 11ºB.

A sessão escolar irá ter lugar no dia 15 de Janeiro, onde os projectos de recomendação das listas em confronto serão seriamente debatidos.

Adriana Amaral – 12º B

Sem comentários: