quarta-feira, 11 de maio de 2011

Personalidade do Mês de Maio

No dia 19 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Cidadania nas Escolas.

A Equipa e Professores colaboradores da Biblioteca Manuel Alegre consideraram pertinente a escolha de Sebastião da Gama, poeta e pedagogo para Personalidade do Mês, dada a sua importância, quer para a educação, quer para a cidadania.

Os seus poemas, o seu Diário e outros textos manifestam tendências humanistas portadoras de um sentido de cidadania e de transmissão de valores que ele concretizava quotidianamente enquanto pessoa e professor.

Apresentamos um pouco da sua Biografia reveladora de vários aspectos da sua personalidade.

Poeta português, natural de Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal.

Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e concluiu o curso de Filologia Românica em 1947.Foi professor em Lisboa, Setúbal e Estremoz.

Colaborou nas revistas Árvore e Távola Redonda. Sebastião da Gama ficou para a história pela sua dimensão humana, nomeadamente no convívio com os alunos, registado nas páginas do seu famoso Diário (iniciado em 1949). Os seus temas favoritos foram o amor à natureza, ao ser humano. Por motivos de saúde ( atingido pela tuberculose )

Fixou residência no Portinho da Arrábida, com a panorâmica serra da Arrábida a alimentar o culto pela paisagem presente na sua obra.

Na Biblioteca da escola pode ler + sobre esta personalidade da nossa literatura.

Sabia que...

Este livro devia ser de leitura obrigatória para todos os professores, pais e todas as pessoas que se interessam pela educação, políticos incluídos, porque dá uma ideia do que deve ser a educação, que parece estar muito esquecida.
Às vezes andamos a procurar grandes teorias sobre educação, quando o Diário contém princípios importantíssimos.

Sem comentários: