terça-feira, 8 de novembro de 2011

Personalidade do Mês de Novembro

Em Novembro, mês em que são celebradas várias efemérides que têm a paz como horizonte (Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Guerra e Conflito Armado, Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, Dia Internacional da Tolerância, Dia Internacional da Filosofia, Dia dos Direitos Internacionais da Criança, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, Dia da Industrialização da África , Dia Internacional da Saudação), a Biblioteca Manuel Alegre escolheu para personalidade do mês as três mulheres eleitas para o Prémio Nobel da Paz 2011.

Estas três mulheres foram "recompensadas pela sua luta pacífica para a segurança das mulheres e dos seus direitos em participar nos processos de paz".

Ellen Johnson Sirleaf de 72 anos, foi a primeira mulher a ser livremente eleita presidente de um país africano, em 2005.

Economista e mãe de quatro filhos, a "Dama de Ferro", desde sua posse em 2006, contribuiu para garantir a paz na Libéria, para promover o desenvolvimento económico e social e reforçar o lugar das mulheres.

Leymah Gbowee , militante liberiana pela paz, teve um papel importante como ativista durante a segunda guerra civil liberiana, em 2003, mobilizando as mulheres no país pelo fim da guerra, organizando inclusive uma "greve". Também organizou as mulheres acima de suas divisões étnicas e tribais no país, ajudando a garantir direitos políticos para elas.

Tawakkul Karman, ativista da chamada Primavera Árabe. Defensora dos direitos das mulheres, tem importante participação na chamada Primavera Árabe, movimento pró-abertura democrática que vem sacudindo politicamente vários países do mundo árabe desde o início do ano.

Nas mais difíceis circunstâncias, tanto antes como depois da Primavera Árabe, Tawakkul Karman teve um papel importante na luta pelos direitos das mulheres, pela democracia e pela paz no Iémen.

Sem comentários: