sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CONCURSO ENIGMA DO MÊS DE NOVEMBRO



æ Enigma: Complete os espaços em branco. 

• As afirmações foram retiradas do livro Philipp, Rita Radl (2007), Respeitar a Diferença. Vigo, Nova Galicia Edicións. Nº registo: 6192, Cota: 37.03 PHI 

• O número que se encontra no início de cada frase corresponde ao da página onde pode encontrar a afirmação citada. 

29. Durante muito tempo, as mulheres não participavam nas competições_________. Pensava-se que praticar desporto não era apropriado para as mulheres. 

30. Não só as coisas que existem são _________. Podemos inventar _________ e mudar comportamentos, situações e coisas já conhecidas. Uma delas é que as raparigas joguem futebol. 

35. Quando uma pessoa é tratada _________, de forma incorreta e, até mesmo, maltratada pelo facto de não pertencer ao _________ dominante ou por ter a pele escura ou clara, isso é _________. 

36. O pior ato de racismo que a Humanidade conheceu foi o _________ por parte dos _________ na Alemanha entre 1932 e 1945. Calcula-se que os nazis mataram seis milhões de judeus nas câmaras de gás que existiam nos campos de concentração só pelo facto de serem judeus. 

43. Quase todos os professores do pré-escolar e da primária são _________ e quase todos os diretores de banco são _________. Entre os trabalhadores das obras não existem _________ e os condutores dos camiões são quase sempre _________. 


Sem comentários: