sábado, 10 de novembro de 2012

MIBE

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE)



O mês de outubro trouxe vida à Biblioteca Escolar Manuel Alegre!




A propósito do dia um, Dia Mundial da Música, o Grupo Disciplinar de Música organizou visitas de estudo à biblioteca para alunos da pré-escolar e dos 5º e 6º anos para verem uma exposição de instrumentos musicais e de miniaturas.


Para além disso, os alunos tiveram a possibilidade de serem fotografados numa silhueta do compositor Beethoven.

 A equipa da biblioteca escolar colaborou com uma exposição de livros e CD aliados à temática e também sobre a água, dada a simultaneidade daquela efeméride com o Dia Nacional da Água.


 Também a personalidade do Mês foi escolhida em função desta efeméride, Carlos Seixas.



Já no dia 26 de Setembro, Dia Europeu das Línguas, tinham sido expostos cartazes com a palavra biblioteca em várias línguas, que foram aproveitados para assinalar o MIBE, quer nesta biblioteca, quer na Biblioteca Maria Augusta de Campos (EBI/JI Ferrer Correia).






 






O Grupo disciplinar de Espanhol celebrou o Dia da Hispanidade, dia 12, com exposição de livros, filmes, miniaturas, vestuário, ... ligados à cultura hispânica, exposição complementada com livros e DVD existentes na Biblioteca Manuel Alegre.


Os alunos do 5º ano da EB 2.3  C/ Sec. José Falcão e os da EBI/JI Ferrer Correia tiveram a possibilidade de visitar as bibliotecas para melhor conhecerem a sua organização e funcionamento; para tal foram organizadas atividades, lúdicas e não lúdicas, que possibilitaram uma maior familiaridade com os livros e outros documentos. Na Biblioteca Maria Augusta de Campos essas atividades foram alargadas aos alunos da pré e do 1º CEB.


O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado com receitas de sopas e com a divulgação de uma apresentação em powerpoint  sobre os diferentes tipos de sopa e a vantagem da sua inclusão diária na alimentação.Na EBI/JI Ferrer Correia uma nutricionista falou sobre a mesma temática.


 O mês terminou com uma exposição sobre livros "horrorosos", celebrando o Halloween.



Sem comentários: