segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Escola BS de Miranda do Corvo começa o processo de produção de BIODIESEL



Escola BS de Miranda do Corvo começa o processo de produção de BIODIESEL


No dia dez de Outubro do corrente ano, duas bolseiras do ISEC, Filipa Pereira e Inês Bem, vieram ensinar-nos a aproveitar os óleos alimentares (que nunca se devem derramar nos esgotos) para produzir biodiesel. Este combustível pode ser usado, após uma “limpeza” especial, em motores a diesel e, em vez do vulgar cheiro a gasóleo, só teremos um ligeiro cheiro a “batata frita”! Mais barato, renovável e não poluidor, é um dos combustíveis do futuro.





Esta actividade insere-se na disciplina de Área de Projecto da turma B do nono ano desta escola que estabeleceu uma parceria com o ISEC / Ciência Viva no âmbito das energias renováveis e o futuro. Além de os alunos terem conhecimento dos processos de aproveitamento de recursos de que dispõem, também aprendem a aproveitá-los de modo útil, e, também a motivar toda a comunidade educativa para a necessidade de reciclar para sobreviver no futuro.




Para a semana o processo de produção vai terminar e iremos testar o biodiesel num motor. Posteriormente iremos produzir biogás a partir de detritos alimentares e não só !




A profª responsável, Adelaide Silva

Sem comentários: